Harmonização facial Rf Odontologia Especializada

Harmonização Orofacial: conheça os principais procedimentos e indicações de estética da face

Picture of Fabiana Garófalo Casteli Felix

Fabiana Garófalo Casteli Felix

Dra. Fabiana Garófalo Casteli Felix - CRO 65378 : Sempre em constante atualização e especialização, trazendo as técnicas mais modernas do mercado, oferecendo assim, uma odontologia de excelência e resultados satisfatórios.

A harmonização orofacial é um conjunto de procedimentos estéticos minimamente invasivos e relativamente simples, que proporcionam resultados incríveis para melhorar a harmonia estética do rosto, transformando traços, reduzindo os sinais de envelhecimento, além de corrigir pequenas imperfeições.

Nos últimos anos vimos um aumento significativo na procura pro procedimentos estéticos. Se isso já é facilmente visto para procedimentos cirúrgicos como aumento dos seios e redução de medidas, imagina então, para os procedimentos menos invasivos e não cirúrgicos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos já aumentou em 390%. 

Com o intuito de promover um equilíbrio entre a relação estética e funcional do sorriso e da face do paciente como um todo, as pessoas, cada vez mais ativas nas redes sociais, estão a todo momento buscando novas formas de melhorar sua autoestima e se sentirem mais confiantes no mundo digital e presencial.

Isso é facilmente visto no rosto dos famosos. Que um dia estão “normais” e de repente aparecem esbanjando beleza e charme. Resultado claro, de um procedimento estético.

Pensando em te explicar como funciona essa especialidade da odontologia, criamos este artigo para explicar o que é e quais são os procedimentos envolvidos no processo de harmonização facial. Então, continue a leitura para saber mais.

O que é a harmonização orofacial?

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos (ex: preenchimentos, toxina botulínica, entre outros) que são combinados para melhorar a harmonia do rosto, transformar os traços e tratar o envelhecimento facial, reduzir a perda de elasticidade da pele e flacidez do rosto.

Sua principal função é ressaltar a beleza da face e promover a correção de locais assimétricos ou envelhecidos, restaurar a jovialidade e leveza da face, reduzindo marcas de expressão e conservando sua característica primária e proporcionalidade das estruturas, ou seja, tornando o paciente mais belo sem que seja possível dizer que ele se submeteu a algum procedimento estético.

Mas, para isso, o profissional especializado precisa fazer uma análise criteriosa das medidas faciais do paciente e identificar suas principais características para traçar um protocolo mais adequado para alcançar um natural e de excelência para o paciente.

Tanto homens, quanto mulheres podem realizar os procedimentos da harmonização facial e não há uma idade mínima para iniciar os procedimentos, desde que haja indicação para isso.

Procedimentos da harmonização orofacial

A harmonização facial é composta por várias técnicas e procedimentos, que combinadas, tornam a estética facial mais equilibrada. 

Confira quais são esses procedimentos:

Toxina Botulínica

Conhecida popularmente como botox, a toxina botulínica faz parte da harmonização orofacial e funciona como um bloqueador neuromuscular que impede que os neurônios transmitam estímulos para os músculos, no caso, da face. 

Na odontologia, pode ser usada para ajudar a controlar o bruxismo, melhorar o sorriso gengival e complementar a harmonização orofacial, afinal, sem o movimento dos músculos selecionados na face, certas rugas podem ser suavizadas, reduzidas ou mesmo removidas.

Preenchimento

Na harmonização orofacial, o preenchimento é o procedimento estético que dá volume a pequenas áreas do rosto com flacidez, rugas, sulcos ou desarmonias em relação ao outro lado. 

A substância mais utilizada é o ácido hialurônico e as principais indicações para esse tipo de tratamento são: contorno da mandíbula, suavização de olheiras, preenchimento dos lábios, disfarça o “bigode chinês” e remoção de marcas de expressão.

Bioestimuladores (fios)

Os bioestimuladores ou fios de PDO (Polidioxanona) são responsáveis por combater a flacidez através da suspensão dos tecidos da face, promovendo um “lifting” não-cirúrgico enquanto estimula a produção de colágeno no organismo.

Jato de Plasma

O jato de plasma é uma técnica estética recente e inovadora, que tem como objetivo reduzir a flacidez da pele. 

Além disso, ele pode ser utilizado para melhorar a aparência de manchas solares e de envelhecimento, cicatrizes, olheiras e amenizar linhas de expressão.

Microagulhamento facial

Nessa técnica de harmonização do rosto, utilizamos agulhas que, ao entrarem em contato com a pele, estimulam a produção do colágeno e elastina. 

Ela pode ser realizada em pessoas que queiram tratar alguns sinais do envelhecimento (rugas, flacidez, manchas na pele, cicatrizes de acne etc.), sem precisar fazer uma cirurgia plástica.

Lipo Enzimática de Papada

É um procedimento minimamente invasivo, que consiste na aplicação de ácido deoxicólico na região abaixo do queixo para eliminar a impressão de “queixo duplo”. 

Esse ácido é semelhante ao que é produzido pelo próprio organismo e age na destruição das células que armazenam a gordura.

A escolha pelo procedimento mais indicado deve ser feita por um profissional especializado, que irá avaliar a situação do paciente, bem como, sugerir a opção mais eficiente para atingir os resultados desejados.

Esses são alguns dos procedimentos mais utilizados na harmonização facial e são todos realizados com maestria aqui na RF Odontologia. Entre em contato com a RF Odontologia para agendar a sua consulta de avaliação.

Email
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Agendar!
Agende sua Consulta
Olá 😍 agende agora sua consulta!